segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um passeio ao Brasil por sons e palavras


Hoje é um daqueles dias em que a música tomou conta do meu dia, ou na cabeça assobiando estas canções de pouco conteúdo ou no headphone que trilhava ao meio de planilhas de balanços e atualizações de uma área de Comunicação.

Brasil, este foi o local aonde a arte por meio de notas ecoava pela tecnologia frutada da maçã do doutor Jobs. Citarei algumas viagens musicais nestas últimas 24 horas.

O síndico Maia que usava o imperativo para lermos o livro Universo em Desencanto, que descrevia o Rio de ponta a ponta, ou que atacava os diabéticos com seu terrível Chocolate. Teve o cara que é do Ben, que entre violõezinhos tortos e vocalizações desafinamente afinadas, me mostrou que o homem que matou o homem mau era mau também. Este que salvava Jorge e deixava o menino brincar.

Palavras rasgadas de Lira enfeitaram poeticamente alguns bons minutos, o sotaque de Arco Verde, a poesia de Cabral, a guerra entre a Pedra e a Bala, ou até mesmo a covardia da Matadeira. Sem tomar um avião e sim um pequeno bonde, Recife tocou em minha lembrança.

Science, este sim, sabia que a música tem que mudar, porque a música tem que mudar, só simplesmente porque a música tem que mudar. Transitei pela Praiera, pela Cidade, por rios, pontes e Overdrives. Surgiram alguns Contemporâneos, com a orquestra que grita na Ladeira, que conhece o Canto da Sereia e que quer saber do mar, bem e do dia que ainda vai chegar.

Agora sim, não de aeroporto para aeroporto e sim de zepelim me transporto para o cinza de São Paulo juntamente com o sotaque carioca. Essa tecnologia que nos dá o direito de misturar em uma só lista estas duas grandes capitais, acionaram meu repertório de rimas que passaram pela street poesia de Emicida, o sarcasmo de De leve e seu Quinto Andar, e a tradição do rei do Canão e do Brooklin.

Traduções para cada instante, trilha sonora, conforto, revolta ou conformidade. Para todos os credos, costumes e sentimentos existe uma letra e uma melodia. Procure e desperte sua essência.

2 comentários:

  1. Sensacional!! Vc realmente sai do arroz e feijão quando escreve! E música então! Estou certa que é uma das suas maiores inspirações!

    Vamos manter o pacto. Eu te sigo, tu me segues, ele te segue... e por aí vai!

    Beijokas, Ow Tário. =)

    ResponderExcluir